Sobre o Fórum Permanente de Processualistas do Trabalho

Inspirados na concepção do Fórum Permanente de Processualistas Civis, coordenado pelo Professor da Universidade Federal da Bahia, Dr. Fredie Jr., determinado grupo de participantes daquele Fórum, especificamente os membros do grupo de análise dos impactos do novo CPC ao processo do trabalho, resolveram constituir Fórum autêntico e autônomo, baseado em premissas semelhantes, originalmente denominado “Fórum Permanente de Direito Processual do Trabalho - FPDPT” e, posteriormente, “Fórum Permanente de Processualistas do Trabalho – FPPT”.

O FPPT é um evento formado por estudiosos do tema (professores, juízes, procuradores, assessores e advogados) que se reúnem periodicamente para discutir o Processo do Trabalho de forma isonômica, aberta, respeitosa e com desapego aos títulos acadêmicos.

O objetivo do Fórum é o estudo e criação de enunciados, que só são aprovados por unanimidade, e que servirão de norte para a aplicação do Processo do Trabalho, principalmente após as alterações trazidas pelo NCPC.

O FPPT jamais possuirá interesses pecuniários ou classistas. Trata-se de evento sem qualquer finalidade lucrativa.

O FPPT será um evento periódico e multiestadual. O evento será localizado em local de fácil acesso e será divido, inicialmente, em 2 (dois) dias.
No primeiro dia serão realizadas as “TURMÁRIAS”, que consiste na reunião dos participantes com os coordenadores do GRUPO TEMÁTICO selecionado na inscrição.
Cada grupo terá dois coordenadores (um juiz/procurador e um advogado).
Cada “TURMA” irá discutir as propostas de ENUNCIADOS referentes a cada GRUPO TEMÁTICO.
As propostas de ENUNCIADOS deverão ser submetidas e aprovadas pelas “TURMAS” por UNANIMIDADE.
Os trabalhos de cada “TURMA” deverão ser concluídos no primeiro dia do evento.
Aprovados nas “TURMAS”, no dia seguinte, os ENUNCIADOS serão submetidas à “PLENÁRIA”, onde todos os membros do “FPPT” deverão aprovar as propostas por UNANIMIDADE.
Os coordenadores de cada GRUPO TEMÁTICO irão apresentar e defender as propostas formuladas.
Ao final, os ENUNCIADOS aprovados por UNANIMIDADE serão divulgados na “CARTA DO FPPT” para todos os presentes, bem como no site do Fórum, redes sociais e outros meios de comunicação

Fundadores

Ana Paola Machado Diniz
Carolina Barbosa Heim
Eduardo Pereira
Juliane Dias Facó
Marcelo Marinho
Marcos Saraiva
Maria da Graça Antunes Varela
Pedro Milione